terça-feira, 9 de dezembro de 2008

GRANDES NOMES DA LITERATURA


ARIANO SUASSUNA
(Wikipédia)

Ariano Vilar Suassuna, dramaturgo, romancista e poeta brasileiro, nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa-PB, em 16 de junho de 1927. Filho do ex-governador João Suassuna (1924/1928), Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor do célebre Auto da Compadecida, e um defensor militante da cultura brasileira.
Ariano viveu os primeiros anos de sua vida no Sítio Acahuan, no sertão do estado da Paraíba. Aos três anos de idade, Ariano passou por um dos momentos mais complicados de sua vida com o assassinato de seu pai por motivos políticos durante a revolução de 1930, o que obrigou a sua mãe, Cássia Suassuna, a levar toda a família a morar na cidade de Paulista, no estado de Pernambuco.
Ariano Suassuna estreou seus dons literários precocemente no dia 7 de outubro de 1945, quando o seu poema Noturno foi publicado em destaque no Jornal do Commercio do Recife. Sua primeira peça teatral foi publicada em 1947, Uma Mulher Vestida de Sol, seguidas por Cantam as Harpas de Sião, de 1948 e reescrita com o título O Desertar de Princesas, Auto de João da Cruz de 1950, o aclamado Auto da Compadecida de 1955, O Santo e a Porca - O Casamento Suspeitoso de 1957, A Pena e a Lei de 1959, "A Farsa da Boa Preguiça" de 1960 e "A Caseira e a Catarina" de 1961. Foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, arquitetura, entre outras. Ocupa desde 1990 a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário