quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UM DEDO DE PROSA
MONOVIDÊNCIA

Alguns anos atrás, quis o destino que eu me tornasse monovidente: um descolamento de retina deixou-me cego do olho direito, e, mesmo após três intervenções cirúrgicas, não mais voltei a enxergar.
Naquela ocasião, cheguei a duvidar da existência de Deus, a questionar a Sua bondade, a renegá-Lo...
Eu não conseguia entender porque Ele escolheu-me para receber tamanho “castigo”. Justamente eu!... Eu, que nunca matei, jamais roubei nem estuprei, tampouco fiz algum mal a quem quer que seja!... Eu, que sempre me dispus a ajudar a quem de mim precisasse!... então, por que eu?
E sabe o que Ele fez? Simplesmente permitiu-me conhecer pessoas em situação pior que a minha. Pessoas sem vida própria. Pessoas que necessitam da ajuda dos outros para fazer suas necessidades básicas, tais como: irem ao banheiro (quando possível), se alimentarem ou se locomoverem. Pessoas que me fizeram perceber que o meu problema é tão somente um grão de areia num imenso deserto.
Sim!... Deus tirou-me a visão do olho direito, mas em troca concedeu-me a capacidade de melhor enxergar a vida. Antes eu via, perfeitamente, tudo à minha volta, porém não conseguia enxergar a essência do saber viver.
Por incrível que pareça, hoje, com um olho apenas, enxergo melhor do que há alguns anos, pois Ele ensinou-me a ver com os olhos (no meu caso, com um olho) e a enxergar com o coração. E quem enxerga com o coração, vê com maior clareza os caminhos que levam ao amor e, principalmente, à felicidade.

Um comentário: