quinta-feira, 2 de junho de 2011

CRÔNICA DA SEMANA


NATUREZA ARTISTA
(Ricard Garopaba Blauth)

Como artista muitas vezes desenho e coloco cores em peixes, borboletas, pássaros imaginários. O efeito é interessante, mas parece muitas vezes que exagero demasiadamente na imaginação. Apesar de saber que, como artistas, temos a liberdade de criar como quisermos, a sensação é de que nada no mundo real poderia ser assim.
Acabo de receber um e-mail com anexo de peixes e corais que superam em muito qualquer imaginação mais psicodélica. A natureza real é fantasticamente superior a qualquer coisa que um artista puder desenhar ou imaginar.
A mesma sensação sinto ao admirar a ação do vento nas dunas de areia; ao ver uma flor agreste num jardim natural, um ninho de joão-de-barro num poste de luz, uma planta tentando difundir suas sementes, a água formando meandros a procura de caminhos em direção ao mar.
A natureza é artista ao mostrar as cores do arco-íris, ao sugerir poemas com as formas das nuvens, ao formar melodias com o marulho do mar, com os pingos da chuva caindo lentamente.
A natureza é artista ao revelando luzes de estrelas que talvez já desapareceram há milhões de anos.
A natureza é artista ao permitir que possamos desenvolver nossa capacidade de nos deslumbrar com o que nos passa muitas vezes despercebido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário