quarta-feira, 8 de junho de 2011

CRÔNICA DA SEMANA

CANSADA DE PESSOAS FILHAS DA PUTA
(Aline Jesus de Menezes)

Muitas coisas estão fora do lugar, não apenas as ideias. À medida que envelheço, compreendo melhor a beleza de se ter paciência; à medida que envelheço, entendo que a vida é mesmo muito rara. Por onde quer que cada um transite, o contato com gente desonesta, mesquinha, estúpida e que tenta levar vantagem em tudo, às vezes, será inevitável.
Gente filha da puta, não a mãe da prostituta trabalhadora, mas da puta mesmo, existe aos montes. E está bem aqui perto, na esquina, no prédio onde moramos, no ambiente de trabalho, na academia, no supermercado, na fila do banco, no churrasquinho, na balada, na igreja, nas redes sociais, no teatro, na música, na arte, na literatura, no cinema, na dança, no festival de Cannes, na entrega do Oscar, na Europa, na África, nos livros...
E essa gente não é criminosa não, não é alguém de quem se diga: "ele não presta; ela não vale nada". Esse tipo de gente é gente comum, que conversa com você, que sorri para você, que lhe oferece vinho, que senta ao seu lado, que tem uma vida como a sua, que exerce a mesma profissão que você.
Gente filha da puta pode ser alta ou baixa, magra ou gorda, bonita ou feia, branca ou negra, rica ou pobre, divertida ou séria, inteligente ou não, bem informada ou ignorante, religiosa ou ateia, jovem ou velha, experiente ou principiante. Gente filha da puta pode parecer um anjo ou ter mesmo cara de demônio. Pode ir e vir, pode cantar ou escrever poesias...

Um comentário:

  1. Eu vivo em Portugal, Lisboa e aqui tem gente dessa em todo lado, pode crer que no Brasil tem menos dessa gente por metro quadrado, nunca ví uma cidade com tanto filho/a da puta como esta, e olha que eu conheço muitos Países e cidades.Quem não gosta de filha da putagem nunca venha à Lisboa, porque aqui tá demais, é vizinhos é no trabalho é no transito, basta sair um pouquinho na rua e ce encontra logo um/a, e não tou exagerando é mesmo assim.

    ResponderExcluir