quinta-feira, 16 de junho de 2011

O MELHOR DA POESIA BRASILEIRA

ESTA MINHA MEMÓRIA...!
(Vivaldo Bernardes de Almeida)

Mais um dia me acordo igual a tantos outros.
Ainda na penumbra, invadem-me a memória
momentos qu’eu vivi e hoje, quase morto,
a mente me repete aquela antiga história.

Não fosse a emoção tão grande como a sinto
e se estes meus olhos não denunciassem,
meu tempo não seria curto como o pressinto
caso minhas lembranças não me atormentassem.

Porém, que seria a Vida sem memória
se não branco papel onde nada se escreveu
dos muitos fracassos e das poucas vitórias?

Por mais pequenos sejam, os erros e acertos
são arquivos que a Vida nos concedeu
e constituem nosso pobre ou rico acervo.


NÓS
(Silva Ramos)

Eu e tu: a existência repartida
por duas almas; duas almas numa
só existência. Tu e eu: a vida
de duas vidas que uma só resuma

Vida de dois, em cada um vivida,
vida de um só vivida em dois; em suma:
a essência unida à essência, sem que alguma
perca o ser una, sendo ã outra unida.

Duplo egoísmo altruísta, a cujo enleio
no próprio coração a cada qual sente
a chama que em si nutre o incêndio alheio.

Ó mistério do amor onipotente,
que eternamente eu viva no teu seio,
e vivas no meu seio eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário