quinta-feira, 2 de junho de 2011

UM DEDO DE PROSA


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: COMEMORAR O QUÊ?

Em 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão daquela Organização, também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.
Anos mais tarde, por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Mas, pessimista que sou, não vejo muita coisa a se comemorar. Pelo contrário!... vejo só com o que nos preocupar, pois - não demorará muito - não mais teremos ar puro para respirarmos, tampouco água límpida para saciar nossa sede, pois a imprudência e a ambição do homem em busca de fortuna e conforto está tornando o meio ambiente nocivo à sua própria saúde devido ao alto nível de poluentes deixados nas nascentes e nos leitos dos rios e de gases tóxicos soltos no ar, gases estes responsáveis pelo efeito estufa e, consequentemente, pelo aquecimento global.
E o resultado de todo esse descaso estamos sentindo na nossa própria carne: todos os dias surgem novos tipos de cânceres e inúmeros problemas respiratórios; pelo mundo, são constantes os nascimentos de crianças deformadas e incontáveis os fetos abortados espontaneamente. Há de se ressaltar, ainda, os registros de catástrofes atmosféricas mundo afora, também resultado dessa falta de cuidado para com o meio-ambiente...
Dizem que o homem é FRUTO do meio em que vive... mas ele não está fazendo nada para que as safras futuras nasçam saudáveis e/ou tenham um meio-ambiente que permita-lhes chegar a uma maturidade sadia.

2 comentários:

  1. Estava com saudades de suas palavras, meus dias sem ter o que dizer me tirou ate gosto por ler. mais volto e aos poucos recupero o que perdir..

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  2. Você é sempre muito BEM-VINDA!...

    ResponderExcluir