terça-feira, 30 de junho de 2009

UM DEDO DE PROSA


JORNALISTAS, ESPÉCIMES EM EXTINÇÃO

Solidarizo-me com os Jornalistas brasileiros que mais uma vez foram rechaçados pelo autoritarismo burro e medíocre do “nosso” Judiciário (digo “mais uma vez” porque quando do regime militar eles também foram pisoteados, humilhados e, muitos deles, exilados, sem nos esquecermos dos “desaparecidos”).
O STF, na pessoa do “Todo Poderoso” Gilmar Mendes e mais sete “divindades teocêntricas”, decidiu pela dispensa do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão alegando que não “são necessários conhecimentos técnicos ou científicos para o seu exercício” que essa seria a “garantia do exercício pleno das liberdades de expressão e informação”.
Analisando por esse ponto de vista e pela argumentação do jornalista Gadelha Neto, qualquer pessoa alfabetizada (e que possa se responsabilizar pelos atos) pode almejar a qualquer cargo de Nível Superior sem a obrigatoriedade de se apresentar Diploma, desde que não haja “risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica”.
E sendo assim, eu também...

...QUERO SER JUIZ DE DIREITO, SEM EXIGÊNCIA DE DIPLOMA
(Gadelha Neto)

A decisão do STF, que dispensa o diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, me abre um mundo novo: a possibilidade de ser Juiz de Direito e, quem sabe, até alçar voo rumo ao próprio Supremo.
Sim, porque a decisão deixou claro que a minha profissão não exige diploma porque não são necessários conhecimentos técnicos ou científicos para o seu exercício. Disse mais: que o direito à expressão fica garantido a todos com tal "martelada".
Tampouco a respeitabilíssima profissão de advogado e o não menos respeitável exercício do cargo de juiz pressupõem qualquer conhecimento técnico ou científico. Portanto me avoco o direito (e, mesmo, a obrigação), já que assim está decidido, de defender a sociedade brasileira diante dos tribunais e na própria condução de julgamentos.
Além de ser alfabetizado e, portanto, apto a ler, entender, decorar e interpretar nossos códigos e leis, tenho 52 anos (o que me dá experiência de vida e discernimento sobre o certo e o errado) e estudei - durante o curso de jornalismo (!) - filosofia, direito, psicologia social, antropologia e ética - entre outras disciplinas tão importantes quanto culinária ou moda: redação em jornalismo, estética e comunicação de massa, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo impresso etc.
Com essa bagagem e muita disposição, posso me dedicar aos estudos e concorrer às vagas de juiz pelo Brasil afora, em pé de igualdade com os colegas advogados. Também posso pagar e me dedicar aos cursos especializados em concursos públicos para o cargo, se eu julgar necessário. E não é justo que me exijam, em momento algum, qualquer diploma ao candidatar-me ao cargo.
Afinal, se a pena de um jornalista não pode causar mal à sociedade (!!?), a de um juiz também não teria este poder de fogo. As leis - e elas são justas em si - existem para serem cumpridas e cabe a um juiz, tão somente - usando da simplicidade do STF - seguir a "receita de bolo" descrita pelos nossos códigos. Assim sendo, um juiz não pode causar mal algum a ninguém, se seguir, estritamente, o que determina a lei. Concordamos?
Data venia, meus colegas advogados, por quem nutro o devido respeito (minha mãe, cunhada, irmão e sobrinha - por favor, compreendam), quero ser juiz porque é um direito meu, assegurado pelo STF, e o salário de jornalista não está lá estas coisas.


O QUE MAIS ELES (OS "DEUSES" DO JUDICIÁRIO) FARÃO?

5 comentários:

  1. Estive por aqui para conhecer o seu trabalho poético! Abraços Ademar!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ótimos os textos desta semana.
    Não apareceu lá em casa semana passada. Quem permitiu?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Tem homenagem para vc lá em casa.
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, tio Joésio, a estupidez sonda e penetra as mais altas "instâncias" de nosso país. bjo, Aline (jornalista com diploma)

    ResponderExcluir
  5. Caro senhor, prezo a seguinte teoria: se não tenho nada de bom a dizer a alguém, melhor ficar calada. Não foi o que o senhor fez no meu blog. Entrou lá, no dia de um post que traz uma foto maravilhosa e escreveu que auto-questionamentos não são bons, que devemos é nos deixar ser questionados pelos outros. Primeiro, vez uma crítica negativa. Depois, que, acredito, auto-questionamento é uma das maiores riquezas de cada um de nós, quem não se percebe não cresce, não avança... Aliás, poetas de verdade se auto-questionam 24 horas por dia. Deixar que os outros nos questionem é algo simplesmente sem sentido, alienador ... Enfim... paciência.

    ResponderExcluir