terça-feira, 2 de junho de 2009

MEUS VERSOS LÍRICOS



CORDEL AUTOBIOGRÁFICO
(Joésio Menezes)

Nasci em Tobias Barreto,
Lá pras bandas do agreste,
Interior de Sergipe,
Terra árida do Nordeste,
Onde os “fio” da seca
São “chamado caba da peste”.

Meu pai era alfaiate;
Minha mãe, “custurera”;
Meu avô fazia de tudo;
Minha avó, “mulé rendera”;
E eu, que “num” fazia nada,
Levava a vida na “brincadera”.

Desde pequeno, inda “minino”,
Eu sonhava ser “dotô”
E minha mãe sempre dizia:
‘Siga os “passo” do seu avô,
Ele fazia de tudo,
Foi um “home trabaiadô”.

Era muito respeitado
E por onde ele “passô”
Tinha fama de “home” sério,
Educado e “respeitadô”.
Era “isperto” e tinha “curtura”,
Porém nunca “istudô”’.

As “palavra” da minha mãe
Inda “soa” nos meus “ovido”,
Mas o que ela me disse
Foi quase tudo perdido,
Pois “num sigui os passo”
Do meu Vozinho querido.

Alguns anos mais tarde,
Quando ainda era “minino”,
“Acompanhano” minha mãe
“Dexei” o solo nordestino
E noutra terra fui morar,
Onde ”iscrivi” o meu “distino”.

“Apiamo” em Brasília,
No Centro-Oste “brasilero”,
Terra “disconhecida”,
Habitada por “forastero”,
Inclusive meus “irmão”
Que aqui “chegaro primero”.

“Viemo” prá Planaltina
E investi nesse chão
Os “sonho” de “minino”
Que habitava meu coração,
Sem “m’isquecê”, porém,
Do meu querido torrão.

Os anos “fôro passano”
E eu “ficano” mais “criscido”;
O bigode foi “nasceno”
E “aumentano” minha libido;
O “amô”, intão, surgiu...
Já era “home maduricido”!

Uma namorada aqui,
Um namorico acolá,
Conheci Benedita
Lá pras bandas do Guará,
“Cum” ela me casei
E vi minha vida “miorá”.

Ela, intão, me deu dois “fio”,
Um casal de bons “minino”,
Hoje já bem “criscidos”
E “traçano” seus “distino”
Prá “tê” uma vida “mió”
Que a do pai nordestino...

Não realizei meu sonho
De me “formá em dotô”,
Mas escrevo alguns versos
Como se fosse “iscritô”
E levanto as “mão” pro céu,
Pois hoje “sô um professô”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário