terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CRÔNICA DA SEMANA


NOSSA SEMPRE AMADA NATUREZA
(Marcial Salaverry)

É vital para nosso organismo, saber que é muito gostoso curtir a natureza. Seja na praia, ou no campo, no mato, ou no morro, num desses lindos Parques que encontramos em qualquer cidade, sempre será um contato direto com o Criador, e sua obra máxima: A Natureza, nossa sempre amada Natureza.
Com certeza, é verdadeiramente inenarrável o enorme prazer que as coisas mais baratas do mundo podem nos proporcionar.
Por exemplo, um passeio no campo, sentindo pela manhã, o contato da grama orvalhada sob nossos pés descalços. Prazer maior é difícil de encontrar, e também olhar as flores do campo, entrar no mato e procurar curtir os pequenos animais que se encontram em um bosque. Sempre é uma aventura muito gostosa.
Algumas pessoas citam que existe o inconveniente dos mosquitos, que também são criaturas da natureza, e existem igualmente nas cidades. E sempre podemos usar repelentes que hoje são até perfumados.
E como é lindo apreciar o nascer e o por do sol no campo... O céu parece ser muito mais estrelado do que na cidade. E no campo, temos mais tempo para curtir essas belezas.
Para quem prefere curtir uma praia, as belezas a serem aproveitadas são também altamente apreciáveis. Caminhar descalço na areia, na beirinha da água, é algo que deve ser feito com verdadeiro deleite. Esse contato com a areia e a água do mar chega a ser desestressante. Uma caminhada em uma praia, com certeza é algo bom demais. Respirar profundamente aquele gostoso e saudável ar marinho (desde que não tenha ninguém fumando por perto).
E voltamos à velha tecla do maior espetáculo da Terra, ou seja o por e o nascer do sol. Se for numa praia isolada e semi deserta, então, a beleza é muito maior.
Deve-se salientar ainda a beleza que encontramos ao escalar uma montanha. Temos a impressão nítida de um contato mais estreito com o Amigão. Estamos mais perto. Se for um pico nevado então, é algo que parece estar sendo vivido em um sonho... Não existe coisa mais linda aquele mundão branco. Aquela neve toda... É algo que enche os olhos, e revigora alma e coração.
O panorama que se visualiza do alto de uma montanha, nos permite apreciar como é lindo tudo que existe a nosso alcance. Experimentem fazê-lo. E, novamente, "aquele" espetáculo deslumbrante: o nascer e o por do sol vistos lá do alto. É simplesmente divino. Um passeio nas regiões serranas sempre é estimulante. Apreciar o recorte das montanhas contra a linha do horizonte faz o deleite de qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade, que dirá então de um pintor. Lamento não ter o dom da pintura, pois esse espetáculo é tão lindo, que chega a emocionar...
Se alguém ainda não teve tempo para curtir essas belezas que estão ao nosso alcance, deve fazê-lo e com urgência, pois está perdendo tempo de vida.
Se por qualquer motivo não tiverem oportunidade de sair para conferir se é verdade o que afirmei, pelo menos façam uma coisa. Percam alguns minutinhos para apreciar o nascer ou o por do sol. E aplaudam, pois é sem dúvida, O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA.
São pequenas coisas a que nem todos dão o devido valor. No afã de "ganhar a vida", deixamos de aproveitar seus momentos mais preciosos. Muitas vezes, mesmo em feriados ou férias, não aproveitamos para curtir devidamente os momentos de lazer e que deveriam ser de prazer, de contato com o que de mais belo existe no mundo. E poucos sabem curtir devidamente tais momentos.
Há que saber separar as coisas. Temos que batalhar pela vida. Mas também temos que curtir as belezas da natureza, o que sem qualquer sombra de dúvida ajudará a prolongar nossa existência.
Sonhando com esse contato gratificante, desejo a todos, UM LINDO DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário