quarta-feira, 19 de junho de 2013

CRÔNICA DA SEMANA

QUESTÃO DE MATEMÁTICA
(Mônica)

Almoço de domingo com a família – e por família entenda-se todo mundo, mais tios, primos e agregados, a meninada em polvorosa, cada qual com um saquinho com aquelas moedinhas de chocolate (gente, são da minha infância, certas coisas grazadeus não mudam nunca). Mas só podiam abrir e comer depois do almoço, claro, que as mães zelosas deixaram as regras bem claras.
Passado o almoço, lá foram os meninos dar cabo dos chocolates, e em cinco minutos já estavam numa animadíssima competição pra saber quem tinha comido mais moedinhas no menor espaço de tempo (quem nunca participou de um campeonato semelhante, que atire a primeira pedra). A menorzinha da turma disse que comeu três – embora três, sendo a idade dela, provavelmente era o único número de que conseguia se lembrar assim, no calor de uma disputa. O próximo contou seus papeizinhos na mão e orgulhosamente anunciou que tinha eliminado pelo menos uns cinco dinheiros.
E assim sucessivamente, a contagem já chegando às centenas (que matemática de criança pertence a uma outra ordem de lógica), até que o garotinho de seis anos anuncia vitorioso: “Pois eu comi infinitas!”. Silêncio momentâneo, com os demais tentando processar aquela nova informação, mas o irmão dele, do alto de seus quase nove anos, e perfeitamente ciente do que infinito significaria num contexto de moedinhas de chocolate, retruca: “Comeu nada! Se você tivesse comido infinitas moedinhas, você ia estar mastigando até agora!!!”.
Vitória aparente, mas efêmera. O pequeno contra-ataca, encerrando a discussão: “Infinitas menos uma!”.

Fonte: cronicasurbanas.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário