quarta-feira, 12 de setembro de 2012

UM DEDO DE PROSA

ENVOLTOS NAS SOMBRAS DA VIOLÊNCIA

Na semana em que se “comemora” os 11 anos dos ataques terroristas aos Estados Unidos e o mundo inteiro clama por PAZ, a violência urbana vem mostrando sua cara nos quatro cantos do Brasil.
Sentimo-nos impotentes diante do alto índice de criminalidade nas cidades brasileiras. Alguns, inclusive, atribuem o aumento dessa criminalidade ao crescimento desordenado da população e ao grande número de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza.
Discordo de quem assim pensa... O problema não está aí concentrado, mas na falta de investimentos na Educação e na Segurança; na ausência de um trabalho de valorização da mão de obra dos jovens e de um programa voltado à inserção deles no mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio; na ambição dos homens cujo principal objetivo é tão somente aumentar os cifrões das suas contas bancárias; na insensibilidade das autoridades governamentais acerca dos problemas sociais e na inescrupulosidade de alguns políticos que não se sentem constrangidos ao desviarem verbas destinadas às obras sociais e aos serviços de Saúde, Segurança e Educação.
À medida que o homem vem perdendo o controle das suas ambições - nocivas a ele próprio – e se deixando encantar pelo brilho reluzente dos cifrões, o Estado se vê de pés e mãos atados no que diz respeito ao combate à violência e nada pode fazer a fim de evitar que os jovens se percam no mundo da criminalidade e, consequentemente, contribuam para o crescimento da violência urbana Brasil afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário