quinta-feira, 27 de setembro de 2012


UM DEDO DE PROSA

DEU A LOUCA NO TEMPO

Foi no último sábado, dia 22 de setembro, que – oficialmente -a primavera deu o ar da graça. Entanto, pelo Brasil afora, o clima não nos dá a certeza de que estamos na Primavera, no Verão, no Outono ou no Inverno.
Ontem mesmo fiquei sabendo que andou nevando no Sul, e que em Santa Catarina, durante a madrugada, a sensação térmica chegou a 9º negativos. Já em alguns estados do Nordeste, a seca castiga os sertanejos; e noutras partes do país a chuva está descendo do céu como se estivéssemos na temporada de chuvas. Há registros, inclusive, de danos provocados por ventanias e temporais em algumas cidades brasileiras. Coisas que não aconteciam tão frequentemente anos atrás.
Foi-se o tempo em que a Primavera era a estação somente das flores, que o outono era o tempo das colheitas, que o inverno era tempo de chuva e frio, que no verão o tempo quente e chuvoso predominava...
Parece até que Deméter, deusa das estações do ano, perdeu o controle de tudo e as estações se misturaram, causando uma enorme confusão em nossas cabeças e nos aparelhos do Instituto Nacional Meteorologia, aqueles que medem os elementos climáticos do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário