quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O MELHOR DA POESIA BRASILEIRA

CINCO COISAS
(Pablo Neruda)

Quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim,
A segunda é ver o outono,
A terceira é o grave inverno,
Em quarto lugar o verão,
A quinta coisa são teus olhos.


Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera
Para que continues me olhando.


REVOLTA
(Wilson Gonçalves)

Vento, leva-me em tuas asas!
Quero fugir das desgraças
Deste mundo tenebroso.

Não sou covarde nem medroso,
Mas também não sou feliz,
Pois a vida me negou
Aquilo que mais eu quis.

Sonhei com a verdade,
Busquei a sinceridade
E jamais a encontrei.
Só achei a falsidade
Nos lugares por onde andei.

Na verdade ouvi mentira;
No amor, desilusão;
No sorriso, a falsidade;
No olhar, a traição.

Agora, desiludido,
Já não posso nem sonhar,
A não ser que mude o mundo
Ou meu jeito de pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário