terça-feira, 3 de março de 2009

O MELHOR DA POESIA BRASILEIRA E UNIVERSAL
EU MULHER
(Ione Jaeger)

Olho-te deitado no chão, dormindo
na lassidão abandonado,
nos braços de Morfeu.
Nos roncos ressoando no quarto
decifro a mensagem
da singularidade masculina,
machista,
dono de todas as verdades,
todas as vontades,
todos os desejos.
E eu me sinto um trapo, um nojo
na múltipla dubiedade de papéis:
ora escrava, ora senhora,
ora súdita, ora majestade,
ora serva, ora rainha,
ora discípula, ora mestra.
Mas, em todas as faces,
todas entidades,
na essência de cada potestade
a alma de eu mulher:
dócil, explosiva, maternal,
eu sentimento, eu razão, passiva,
frágil, impulsiva, inconstante,
destemida, protetora, intuitiva,
eu cabeça, coração, vida,
eu mulher!
Desce do pedestal - sê homem,
me vejas mulher!
Eu mulher!


LAMENTO DE MULHER
(Elinete Santos Andrade)

Mulher: palavra doce, sinônimo de amor.
Ah! Se a "humanidade" fosse igual a ela!...
O mundo seria mais justo
e as pessoas se respeitariam mais.
Se a "humanidade" fosse igual a ela...
O povo não estaria na platéia,
mas no palco como personagem
da sua própria história.
Se a "humanidade" fosse igual a ela...
Ela seria livre para prantear
com gemido inefável pelo desejo de Amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário