terça-feira, 17 de março de 2009

UM DEDO DE PROSA


DIA NACIONAL DA POESIA

No último sábado, dia 14/03, foi comemorado, Brasil afora, o DIA NACIONAL DA POESIA, que, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves, poeta do Romantismo e autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes", dentre outras.
Além de Castro Alves, muito se falou nos grandes nomes da poesia brasileira, nos grandes clássicos, nos versos mais premiados... Esqueceram-se, porém, de mencionar que há grandes e grandiosos nomes, ainda no anonimato, que escrevem versos de primeira grandeza, versos estes cheios de beleza e de romantismo, carregados de sentimento e cheios de POESIA, arte literária que recria e embeleza a realidade.
Declamando ou escrevendo, esses vates "anônimos" expressam-se de forma tão sublime que ao misturarem os acontecimentos da época e tantas outras interferências à obra poética, eles lhe dão novos significados sem deixar transparecer que são "amadores".
E já que a Poesia não é só um texto que se divide em estrofes e versos, mas também uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos, seja ela escrita ou declamada por nomes consagrados ou não, saldemos, então, a POESIA e todos os seus admiradores.

2 comentários:

  1. "saldemos, então, a POESIA e todos os seus admiradores. " Saldemos nós que adoramos a poesia!!!
    Abraço Prof. Ademar!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudações a todos os que adoram a poesia...

    ResponderExcluir