terça-feira, 2 de setembro de 2008

CRÔNICA DA SEMANA


SAUDADE
(Joésio Menezes)

Se me perguntarem o que é saudade, não saberei responder. Mas se a pergunta for feita ao Aurélio Buarque, certamente ele responderá que saudade é “a lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las”, já o poeta Vivaldo Bernardes nos responderá da forma mais linda que há: em Poesia. Dirá ele que “saudade é a busca do Passado no Tempo e no Espaço, fazendo-o Presente, com arritmia”.
Algumas pessoas referem-se a ela como se fosse uma coisa simples, fácil de se tolerar, de se conviver. Outras, como se fosse uma coisa corriqueira, banal... Na verdade, nunca ouvi (ou li) nenhuma definição correta, clara, exata, convincente de saudade. Há, inclusive, quem diga que saudade é uma coisa muito complexa.
Saudade talvez seja o que estou sentindo agora (ou talvez não!): há dias venho sentindo um vazio no peito, um aperto, uma angústia indecifrável... São sintomas surgidos depois que um certo alguém muito especial foi embora, assim de repente... sem nada me dizer, sem ao menos um aperto de mão como despedida. Até hoje não entendi o porquê, ou melhor, entendi sim, mas prefiro dizer que não... E melhor, sofro menos, a dor é menor, o sentimento de decepção é imperceptível aos olhos das outras pessoas.
Às vezes sinto-me um João-Ninguém; um pássaro sem asas solto numa imensa floresta, cheia de predadores; um moribundo zero à esquerda, perdido no vasto mundo da matemática; um marinheiro sem leme, sem bússola, sem bote salva-vidas, perdido em alto-mar, envolto num sentimento profundo, o qual não consigo decifrar. Às vezes percebo que tento esconder-me de tudo e de todos, buscando na solidão algo que preencha a lacuna deixada por aquele alguém.
Às vezes sinto-me cheio de mim, esquecido de mim, vazio de amor, perto do fim... Às vezes fraco, deprimido, sorumbático. Com vontade de evaporar, de sumir, de escafeder-me... Às vezes nem me sinto!...
Se me perguntarem o que é saudade, talvez eu diga que é isso que acabo de escrever...

Nenhum comentário:

Postar um comentário