quinta-feira, 29 de novembro de 2012

UM DEDO DE PROSA



COMENTÁRIOS SOBRE UM POETA

            Em nossas vidas, as pessoas vêm e vão. E nessas vindas e idas, algumas delas se perdem no esquecimento; outras se perpetuam em nossas mentes, agregam-se às nossas vidas, fazem morada em nossos corações...
            E quis o destino que uma dessas pessoas entrasse em minha vida e em meu peito se instalasse, deixando ali plantada a semente da eterna amizade cujos frutos colho-os diariamente e frequentemente: o prazer e a satisfação de se saber que, em algum lugar do mundo, um amigo nos espera para nos dar um abraço ou um simples bom-dia, seguido de um fraterno sorriso no rosto.
            Em 2002, esse amigo surgiu-me trazendo na sua bagagem a tristeza pela morte da sua grande amada - companheira de quase meio século de cumplicidade amorosa - e alguns versos entristecidos com a perda da musa que tanta felicidade proporcionara ao seu autor.
            Refiro-me ao autor dos versos diversos e encantadores que muito contagiam quem os lê com o coração aberto às emoções mais diversas e sublimes que possam se instalar no peito do homem. Refiro-me ao poeta cujos pensamentos esparsos não se diluem com o tempo nem se perdem no nada, pois que seus pensamentos são direcionados aos grandes amores que o senhor Destino lhe trouxe ao longo dos oitenta e tantos anos de vida, muitos dos quais dedicados à poesia e às mulheres, ou vice-versa.
            E foi justamente essa sua dedicação às mulheres e à poesia que o levou a ficar de coração fragmentado, de alma debilitada e, principalmente, de cabeça vulnerável às lembranças que o fizeram sofrer.
            Como eu bem disse anteriormente, “as pessoas vêm e vão”. E não poderia eu partir desse orbe sem deixar aqui registrada a passagem, pela minha vida, daquela pessoa que muito contribuiu para o meu crescimento pessoal e para o meu enriquecimento enquanto reles mortal: o poeta e amigo Vivaldo Bernardes de Almeida. E que Deus o mantenha entre nós ainda por muitos anos!...

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário