quarta-feira, 13 de junho de 2012

UM DEDO DE PROSA

AFINAL, EM QUE CONTRIBUI A RIO+20?...

De hoje até o dia 22/06, os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro, onde acontecerá a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20.
O objetivo dessa Conferência – dizem eles! - é “a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes”.
A Rio+20 é assim conhecida devido aos vinte anos de realização da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (também realizada no Rio de Janeiro, em 1992), a qual deveria contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as décadas seguintes. Deveria, mas o que podemos ver é que nada mudou durante esses 20 anos, a não ser as contas bancárias dos envolvidos na referida Conferência.
Lembram-se do Protocolo de Quioto, uma outra Convenção das Nações Unidas em que discutiram a mudança climática? Pois é!... Os principais envolvidos naquele tratado nunca o respeitaram e são os que mais poluem o Planeta e os que menos dão importância aos problemas climáticos e à preservação do meio ambiente.
Na verdade (acredito eu), aqui eles estão reunidos mais uma vez para especularem o que o Brasil ainda tem de riquezas naturais para eles explorarem.
Espero estar enganado!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário