quinta-feira, 26 de maio de 2011

CRÔNICA DA SEMANA

A OVELHA NEGRA (RETRATO DO PRECONCEITO)

por Vital Alves Neto

A ovelha negra da família, é como ela é considerada. Ela é pura ousadia! Com ela a coisa fica preta! Liberdade, ou libertinagem, não importa! Ela quer prazer. Uma morenaça, da cor do pecado, sabe todo o poder que tem – o lado negro da força – dizem. Usa e abusa, lambuza!
– Ela é louca – diz uma cafetina do bairro, incrédula. Ela é do tipo que chuta as crianças e dá um beijo no cachorro. A cada dia uma roupa, um namorado e um perfume. Seja Funk, Rap ou Samba, ela domina. Sedução, êxtase, coca-cola, adrenalina, ‘coca’! Atualíssima, ela está na moda e moderniza! À noite, se diverte a trabalho enquanto os homens dizem: “preta Gostosa!”
Nunca passa despercebida onde quer que vá. Sempre causando rumores: Críticas e elogios.
Felizmente não é discriminada devido à cor da sua pele, e sim devido a sua postura. Não há preconceito onde ela vive, há apenas restos imortais da descriminação naturalmente humana. A Ovelha Negra, a Preta gostosa, da Cor do Pecado, apesar do seu lado Negro, não sofre descriminação racial no país civilizado onde vive!
E assim ela vive.
Assim também sobrevive a discriminação racial escondida atrás de expressões usuais e rotineiras que passam despercebidas de geração a geração. A ovelha negra alimenta-se de ignorância humana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário