domingo, 23 de dezembro de 2012

CRÔNICA DA SEMANA



CRÔNICA DE NATAL
(Alexandre Vicente)

Começo a sofrer com o Natal no final de novembro: primeiro é música da Líder Magazine, que abre os festejos com “Já é natal, na Líder Magazine” – já começo a tremer; segundo é a pressão psicológica que sofro – praticada por mim – sobre se coloco ou não coloco as famigeradas lâmpadas pisca-pisca na varanda.
Se fosse só instalar, acho que eu não sofreria tanto; mas depois de feita a escolha (por montar), você, automaticamente, estará se obrigando a desmontar. E isso pode ocorrer somente na semana anterior ao Carnaval – que foi o prazo dado por sua mulher para que você executasse a “simples” tarefa:
O que tem demais? É só pegar a escada e desmontar as lâmpadas.
“O que tem demais?” – eu me pergunto também. Tem que sempre há uma lâmpada queimada e faz o circuito inteiro pifar; tem que parece, que essa coisa de instalar as lampadinhas na varanda é igual IPTU, IPVA… Você paga todo ano. Pior! É dupla tributação (instalar e, obrigatoriamente, desinstalar) sem direito a ação na Justiça Federal.
Este ano está decidido: não vou colocar os tais adornos. Lógico que alguma sequela de culpa fica. O que os vizinhos vão dizer? Você pensa até que papai Noel não virá e por sua culpa. “Uma varanda sem lâmpadas?!” – dirá o velhinho – “Que ultraje!”. E os vizinhos dirão a seus filhos, que não ganharam presente por causa do preguiçoso do 102, que não instalou as lâmpadas.
Pelo menos vai ter árvore de Natal. Isto porque esta nobre função cabe à minha filha e à minha mulher; que pacientemente, ano após ano, montam com todo carinho a bendita. Lógico que isso só faz aumentar a minha culpa; mas está decidido: este ano nada de bi-tributação; não vou colocar as lâmpadas. E se Papai Noel não vier… boto a culpa na Light e digo que estou contribuindo com a preservação do planeta… Aff… quem estou tentando enganar? Até o Natal, muita coisa pode acontecer e sabe como é… Nunca deixei de pagar um imposto na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário