quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

UM DEDO DE PROSA

AMANTE: TER OU NÃO TER, EIS A QUESTÃO!

Dias atrás andei lendo uma crônica da amiga Jacinta Dantas intitulada É PRECISO QUE SE TENHA UM AMANTE.
Sim, "é preciso que se tenha um(a) amante", pois todos nós precisamos de um(a), mas não um(a) daqueles(as) que se leva para a cama a fim de trocar carícias e "fazer sexo". "É preciso que se tenha um(a) amante" para que com ele(a) possamos falar sobre o amor e compreender melhor o seu significado, pois amante não é somente aquele(a) que nos satisfaz na cama (seja numa relação extra-conjugal ou não), mas também quem nos ensina a acordar para a vida, fazendo-nos entender o porquê de sonharmos tanto acordado. Em suma, amante é todo aquele que AMA verdadeiramente, sabendo o que de fato está fazendo e tendo a consciência de que o seu amor está fazendo muito bem ao próximo... Amante é quem nos mostra como e porque devemos nos amar.
Olhando por esse ângulo e analisando a explicação filosófica dada pela autora num dos comentários sobre o seu texto - “a personagem vai falando do amante como Sentido de vida, como renovação de motivos para o Amor à vida, à existência do gostar de si e do outro...enfim, do prazer de viver” -, acredito sim: É PRECISO QUE SE TENHA UM(A) AMANTE, pois assim aprenderemos a AMAR e, principalmente, a dar mais valor às mínimas coisas que advêm do AMOR para o próprio bem do amor.

2 comentários:

  1. Amor próprio é tudo meu amigo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Querido Joésio,

    É preciso amar verdadeiramente... Eu também adoro a querida Jacinta Dantas!!

    Muito obrigada querido. Seu comentário me emocionou. Até a Bruxauva limpou uma lágrima verde...

    Ah, te contei que a editora me mandou um livro trocado, de outro autor, no lugar do seu? Fique tranquilo, pois já me comuniquei com eles e prometeram me enviar o seu livro.

    Beijos, carinho
    Madalena

    ResponderExcluir