terça-feira, 24 de novembro de 2009

UM DEDO DE PROSA

SOBRE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Quanto mais o tempo passa, mais a educação se deteriora.
Anos atrás, íamos à escola em busca do aprender, do saber mais, do tornar-se cidadão consciente e capacitado para a vida, para o mercado de trabalho...
Hoje, as escolas não mais são o lugar indicado para se aprender algo de bom, para se formar cidadãos... Infelizmente, é nas escolas que estão se formando os delinquentes, verdadeiros aspirantes a marginais.
É comum presenciarmos casos de violência no interior das escolas e/ou nos seus arredores. Muitos são os alunos que vão às escolas com o propósito de “botarem terror”, demarcarem terreno, se auto-afirmarem como “donos do pedaço”. E o pior de tudo é que eles conseguem. Muitos deles, inclusive, chegam a cobrar uma espécie de pedágio: quem pagar, semanalmente, uma certa quantia em dinheiro a eles, estará protegido, ou seja, não será surrado, espancado, humilhado...
E a violência nas escolas não se restringe a isso não!...
Inúmeros são os casos de vandalismo no interior das instituições de ensino, casos estes em que alguns alunos depredam a escola por completo, quebrando tudo que veem pela frente, inclusive a cara de quem tentar impedi-los de praticarem a quebradeira. Inúmeros também são os casos de espancamento de professores por alunos; e o mais agravante é que parte desses agressores tem o aval dos pais que, em vez de repreender os filhos, acha que o professor merecia muito mais, como num recente caso ocorrido em Formosa-GO em que um aluno agrediu o professor, este por sua vez denunciou o caso à polícia. O agressor e a vítima foram levados à delegacia. O pai do aluno agressor foi imediatamente convocado. Chegando à delegacia, o pai do aluno partiu para cima do professor e o agrediu também.
Não adianta em nada ficarmos aqui procurando um culpado pelo caos na educação ou pelos constantes atos de violência, principalmente nos interiores das escolas. A solução seria procurarmos descobrir onde está o erro e tentarmos consertá-lo.
Mas como?...

2 comentários:

  1. Se algum dia a educação for um assunto serio em nosso país, digno de grandes debates e ações, quem sabe conseguiremos responder a sua pergunta.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Alguém já leu o livro "A FACE OCULTA" "Uma história de bullying e cyberbullying"?

    ResponderExcluir