terça-feira, 24 de novembro de 2009

MEUS VERSOS LÍRICOS

OS ENCANTOS DA SEREIA
(Joésio Menezes)

Disseste a mim certa vez,
Na mais perfeita lucidez,
Que tinhas um corpo de sereia.
Dividido em partes iguais,
Ambas encantadoras, sensuais:
Metade mulher, metade “baleia”.

Tua pejorativa insinuação
Tem fundamentos, tem razão,
Se comparada às forças peculiares,
Pois a mulher, mesmo a mais insana,
É o esteio da raça humana,
Enquanto a baleia domina os mares.

Mas aos meus olhos, eu te garanto,
A parte mulher tem muito encanto
E infinita generosidade...
Da outra parte, nada a declarar,
Já que tenho a destacar
Tuas virtudes, tua dignidade.


AS FOLHAS DO TEU CADERNO
(Joésio Menezes)

As folhas do teu caderno
Revelam-me o grande inferno
Em que vive o teu coração;
Revelam-me teus sentimentos,
Tuas angústias, teus sofrimentos
E os segredos da tua paixão.

Nas folhas do teu caderno
Está registrado o amor eterno
Que sentes pelo poeta;
Está registrada a sofreguidão
Que dilacera teu coração,
Deixando-te assim, inquieta.

As pobres folhas do teu caderno
Também vivem o inferno
De partilhar as dores que sentes...
Que seja dita a verdade:
Elas sentem a responsabilidade
De serem tuas confidentes.

Um comentário:

  1. Vim aqui por acaso, peguei sua imagem, posso?
    Para ilustrar üm poema meu.
    Aprecio sereias, sou meio uma delas. De brincadeira, claro!
    Parabéns pelo blog!
    Com carinho
    Fátima

    ResponderExcluir