terça-feira, 25 de agosto de 2009

CRÔNICA DA SEMANA


CRISTO MORTO
(Rubem Braga)

Enquanto um homem for dono deste campo e mais daquele campo, e outro homem se curvar, jornada após jornada, sobre a terra alheia ou alugada, e não tiver de seu nem o chão onde vai cair morto – esperem a guerra.
Ela explodirá – enquanto não explodir estará lavrando surda. O homem rico lutará contra outro menos rico que também quer ficar mais rico, ou não quer ficar ainda menos rico; e o homem pobre lutará por ele, ou contra ele. Lutará para não perder o pouco que tem, ou lutará porque não tem nada a perder. De qualquer modo haverá guerra – e os bonecos serão outra vez arrebentados e estripados.
E os homens subirão até as igrejas, não para ver a Deus, mas para ver os outros homens que eles precisam matar. E o Cristo de massa perderá a cabeça outra vez; e não perderá grande coisa, porque o Cristo-Deus, o Cristo-Rei, esse já a perdeu há muito tempo.

6 comentários:

  1. Esse realmente é a crônica original do Cristo Morto de Rubem ?

    ResponderExcluir
  2. Preciso dessa crônica para um trabalho de escola, mas necessito da original

    ResponderExcluir
  3. Na verdade é um trecho apenas da crônica escrita enquanto ele excuesionava com os pracinhas da FEB Itália afora, na Segunda Guerra. A crônica na íntegra:

    http://www.centenariorubembraga.com.br/obra/cronicas/cristo-morto/

    ResponderExcluir