terça-feira, 18 de novembro de 2008

UM DEDO DE PROSA


DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.
De lá para cá algumas mudanças importantes no comportamento do homem com relação ao preconceito racial estão acontecendo mundo afora. E talvez a de maior repercussão foi a eleição de um negro à Casa Branca, fato inédito na história dos Estados Unidos.
Bom seria se esse fato fosse considerado normal, mas infelizmente não é. Em pleno século XXI, o preconceito racial ainda predomina, inclusive nos países em que a maioria da população é constituída de negros.
Melhor seria, ainda, se não houvesse a necessidade de se criar um Dia Nacional da Consciência Negra. Não que eu seja contra, mas na não criação desse dia estaria subentendido que não mais existem conflitos causados pela segregação racial.
Penso eu que o caráter do homem não está refletido na cor da sua pele, mas sim nas suas atitudes. Dessa forma, finalizo tomando como minhas as palavras de Martin Luther King:
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. (...) E quando isto acontecer, quando nós permitirmos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar (...)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário