terça-feira, 30 de abril de 2013

UM DEDO DE PROSA


PREÂMBULO SOBRE O VÍCIO

            Ao contrário da virtude, o vício (que significa "falha" ou "defeito") é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.
A ciência tenta explicar em todas as suas vertentes a origem do vício, mas filosoficamente isto é contraditório, já que o conceito de ciência não prescinde de moral ou ética, ao menos no sentido social, em sua prática investigatória, e, portanto, tal conceito não pode ser quantificado ou isolado para análise imparcial.
Por outro lado, em se tratando de dependência, seja ela de ordem orgânica, psicossocial ou mista, há grandes possibilidades de se encontrar medicamentos definitivos e de maior qualidade, que eliminem o vício em suas diversas formas.
            Porém, cabe ressaltar que nem todo vício é nocivo ao homem, pois, como bem disse o poeta Fernando Pessoa, “todo o prazer é um vício”. Então, sou um irremediável viciado, pois a busca do prazer é o que, incessantemente, todos nós fazemos em nossas vidas. E dentre os prazeres que na vida encontrei, o que mais me afetou foi o VÍCIO DA LEITURA, um vício prazerosamente incurável...

Nenhum comentário:

Postar um comentário