sábado, 20 de abril de 2013

CRÔNICA DA SEMANA

LUZES DE BRASÍLIA
(Orlando Muniz)


Não podíamos pedir como Cidade nada além do que nos foi dado ou construído pelo Criador e pelos homens de mãos habilidosas!
Brasília, como diria Fernando Pessoa, é o rio da minha aldeia, e rio da minha aldeia é o mais bonito que há não importando quantos outros mais importantes ou maiores existam! Se de dia temos um céu e um sol de dar inveja ao mais carioca dos mortais, quando a noite cai um véu de luzes envolve a cidade como um manto colorido para retina nenhuma descolar por falta de cores.  Nesse arrumado de tons, até o vai e vem dos carros pelos eixos e avenidas – com os milhares de feixes luminosos – parecem compor a paisagem de forma propositada. As fachadas dos monumentos recebem luzes opostas, para o adorno bem definido do artista – celebrado ou anônimo – que no mármore ou no concreto encheu os espaços de pura arte. Não há quem não pare e dê uma olhadinha para alguns símbolos do poder e da fé, mas que à noite se transformam em símbolos da beleza. A imponente Bandeira hasteada em frente ao Planalto, o Edifício do Banco Central ou a Catedral, são luzes de verdadeiro espetáculo!
Não há como falar de luzes em Brasília, sem lembrarmos logo da Torre de TV e de outras tantas torres de TV´s que se empilham sobre prédios bem ali no Setor Comercial Sul. À noite o céu cheio de antenas iluminadas ajuda a compor esse cenário inusitado! Imaginar uma cena bela pelas cores das luzes é lembrar como ficou bonito o trabalho do artista iluminador ao dar vida aos arcos da nova ponte JK. Ali além de uma paisagem de encher os olhos, o cenário das cores refletidas no leito do Paranoá realmente é belo e vale a pena conferir!
Quando chega o Natal e com ele vem o clima de harmonia umbilicado a suas próprias luzes. Para enfeitar essa festa nada mais simbólico que as milhares de lâmpadas que vão sendo distribuídas nas árvores do Eixo Monumental, nas portas e fachadas das lojas,nos edifícios das Quadras, nas imensas árvores dentro dos Shoppings e muitas, mais muitas mesmo nos rabos de cometa que emolduram Ministérios e Palácios lá  na Esplanada.
Faça você também como àquela turma animada do Clube Rodas da Paz, que de bicicleta em punho, saem por nossas ruas e avenidas, e saboreiam de forma pausada – e como muita disposição – às formas e contornos que só uma noite de luz pode propiciar ao brasiliense. Com certeza após degustar com vagar e calma no assento de uma “magrela” o dia seguinte será muito, mas muito melhor!
Por tudo isso e pelas maravilhas que uma noite brasiliense pode proporcionar gratuitamente aos que por aqui passam, é que, cada vez mais, vale á pena viver por aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário