sábado, 20 de abril de 2013

UM DEDO DE PROSA

BRASÍLIA, 53 ANOS


            Quando aqui cheguei, há 43 anos, Brasília era ainda uma criança assustada com a repressão causada pelo regime militar. Tínhamos quase a mesma idade (ela com 10 e eu com 9 anos) e nada sabíamos sobre o porquê de todas aquelas atrocidades contra a população que só queria ser livre, ter o “direito de ir e vir”.
            Os anos passaram, a ditadura militar acabou, Brasília cresceu, amadurecemos... Entanto, hoje enfrentamos outros problemas inda mais sérios que os de outrora: caos na saúde e no sistema de transporte público, corrupção aguda nos três poderes, proliferação crescente da violência urbana, insegurança. E o pior de tudo é que, em consequência desses dois últimos itens, voltamos aos tempos da ditadura e perdemos o “direito de ir e vir”, direito este estabelecido pelo Artigo 5º da Constituição Federal.
            Mas, apesar dos pesares, Brasília jamais deixou de ser bela, charmosa e encantadora, e hoje, aos 53 anos, ela continua encantando e inspirando os artistas que aqui nasceram e os que para cá vieram e não mais voltaram aos seus torrões. São músicos, pintores, escultores e poetas que não se cansam de exaltar os encantos que fizeram de Brasília a “Capital da Esperança”.
            E como filho adotivo desta FELIZ CIDADE, eu não poderia deixar de homenageá-la nesse dia tão especial para todos nós: o dia do seu aniversário. Sou-lhe muito grato, pois, ao longo dos anos, ela proporcionou-me intensos e inesquecíveis momentos de FELICIDADE. Por isso, as publicações desta semana são alusivas ao aniversário da nossa querida cidade. 
            PARABÉNS, BRASÍLIA!... PARABÉNS, BRASILIENSES!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário