quinta-feira, 21 de março de 2013


UM DEDO DE PROSA

E A EDUCAÇÃO?... VAI BEM, OBRIGADO!

            Há alguns anos convivo com a Educação, pois dela faço parte. E o seu futuro me preocupa tendo em vista os rumos incertos que as autoridades (in) competentes estão dando a ela.
      Desculpem-me os que anseiam por mudanças no Sistema Educacional, mas “o novo” apresentado pelos governantes me mete medo, pois dentre as mudanças que já nos foram (e são) apresentadas, pouquíssimas contribuíram (ou contribuem) para o enriquecimento educacional do corpo discente e, principalmente, para o país. À medida que as mudanças surgem (e acontecem), mais pobre - educacionalmente falando - fica o corpo discente e mais incapacitado (e desmotivado), o corpo docente.
            A primeira (e mais urgente) mudança que o governo deveria promover acredito que deva ser na forma como a Educação é tratada em nosso país: com descaso. Brasil afora, escolas de ensinos Básico e Fundamental estão quase desmoronando nas cabeças dos alunos e professores. Enquanto isso, o governo prefere investir alto na demolição, reconstrução e construção de estádios de futebol a investir na reforma das escolas em ruínas e na capacitação dos profissionais da educação. E como se não bastassem os problemas por que passa o Sistema Educacional do Brasil, atendendo às exigências da Fifa (entidade máxima do futebol), os parlamentares aprovaram a Lei Geral da Copa do Mundo. A referida Lei obriga os estados que sediarão jogos da Copa do Mundo (a se realizar em 2014) a ajustarem o calendário escolar daquele ano. Ou seja, enquanto durar a Copa do Mundo os alunos ficarão sem frequentar as escolas.
            E assim, o Brasil segue em busca de uma melhor colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário