quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O MELHOR DA POESIA BRASILEIRA

OLHARES PERSPICAZES
(Vivaldo Bernardes)

Teus olhares espertos, perspicazes
vir só podem dos olhos de onde vêm.
Se demoram mais tempo, são capazes
de cegar-me da luz qu'eles contêm.

São esquivos, às vezes alternados:
Entre um, entre outro, um sorriso,
quando mostras os dentes fileirados
como jóias ou pedras de granizo.

São esquivos, já disse noutra estrofe.
São ligeiros.Completo: são furtivos.
Eles deixam humanos mortos-vivos.

Nesta Terra, não há quem deles mofe.
Nem no céu eu verei outros iguais!
Nunca vi nesta vida olhares tais!


A VIDA É UMA FESTA
(Iracema Zanetti)

Para mim, a vida é uma festa!
Não sei - e não me interessa entender -
De que forma eu surgi no mundo!
Apenas bem-digo ao Criador
Em soprar-me o milagre da vida...!

Agradeço, também aos meus pais,
Por sentir registrado...
Em minha alma que sou feliz
E muito amada!

De outro modo, eu não seria este ser
Que traz tanto amor no coração
Para partilhá-lo, com quem quer que seja,
E necessite de um ombro amigo
Em suas tristezas...!

Sou tranqüila, sensível,
Mas se preciso, vou à luta!
Sei brigar e defender meus direitos,
Se deles eu estiver convicta!
Não desejo, nunca desejei mal ao próximo!

Nem mesmo em momentos raros,
De divergência, apesar da minha alma
Sentir-se triste e abalada, o perdão
E o esquecimento, surgia e surge...
Se for o caso!

Minhas mágoas são passageiras
Como chuvas de verão,
Porque faço da vida uma festa...!

A vida que foi criada para ser vivida
Intensamente e com muita alegria!
Quem somos nós perante Deus
Para testá-lo e querermos saber
De seus desígnios...
Se foi Ele, como o Criador do Mundo
Que nos soprou o dom da vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário