quinta-feira, 18 de novembro de 2010

UM DEDO DE PROSA

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Sábado, dia 20/11, comemorar-se-á o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Essa data foi estabelecida pelo projeto de lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, pois foi neste dia (no ano de 1695) que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Historicamente falando, a criação dessa data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram (e muito!) nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país, por isso, o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA deveria ser comemorado nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, como forma de valorização da cultura afro-brasileira.
Vale ressaltar ainda que no Brasil sempre ocorreu uma valorização extremada e errônea dos personagens históricos de cor branca, como se a nossa história tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais.
Felizmente, temos hoje a valorização de um líder negro em nossa história. Esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.
Amém!...

Fonte: www.suapesquisa.com/datascomemorativas

Um comentário: