quinta-feira, 29 de julho de 2010

UM DEDO DE PROSA

SAUDADES DO PROFETA RUI BARBOSA...

Eu aqui não estaria mais uma vez escrevendo sobre política se a situação por que passamos fosse outra.
A pouquíssimos meses para as eleições, estamos de pés e mão atados, sem saber em quem ou para quê votarmos. Passam-se os anos, mudam-se algumas caras, mas a “quadrilha” continua a mesma: a quadrilha dos que fazem da Política (que é a “arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis”) uma politicalha (ato "político" de exploração, através do Estado, em benefício de interesses pessoais ou grupos).
Segundo Rui Barbosa, a Política é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis.
Infelizmente, é isso que vemos ano após ano: pessoas beneficiando-se da Política para praticarem sua “politicalha” inescrupulosa e nociva aos que tentam levar suas vidas com dignidade e, principalmente, honestidade, palavra que os vis politiqueiros desconhecem.
E já que "a Política é a higiene dos países moralmente sadios e a politicalha a malária dos povos de moralidade estragada", façamos prevalecer essa higiene que há muitos anos estamos à procura!...

Um comentário: