quarta-feira, 9 de junho de 2010

UM DEDO DE PROSA

DE VOLTA À REALIDADE

Anos atrás, a África do Sul somente era lembrada como o berço do Apartheid, regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Hoje, o mundo todo está com os olhos voltados para aquele país somente porque no dia 11/06 (sexta-feira) ele dará o pontapé inicial à 19ª Copa do Mundo de Futebol, o segundo maior evento esportivo do planeta.
Por causa desse evento, parece que o planeta se esqueceu dos conflitos étnicos, religiosos, políticos e sociais (além das ameaças nucleares por que passamos) mundo afora.
Passadas a festança e a euforia da Copa, novamente a África do Sul (bem como o continente africano) voltará ao ostracismo e a sua população continuará a sofrer as mazelas deixadas pelo Apartheid. E as “grandes potências” mundiais?... Essas não mais se lembrarão daquela gente, a não ser quando sentirem a necessidade de adquirir, a preço de banana, as riquezas minerais e naturais daquele continente, usando, inclusive, a mão-de-obra barata do seu povo.
E assim caminha a humanidade!...

Um comentário:

  1. Oi Joesio,
    estava estudando a história política da Africa do Sul pós-apartheid e fiquei tão triste com toda a corrupção que mancha uma história de tantas lutas.
    A corrupção do governo negro africano prejudica muito a mudança na vida dos negros sul africanos.
    Se existia corrupção antes? Sim. Mas, o que me importa agora é saber que um povo que lutou tanto por seus direitos pode ver tudo se perder por administradores que só pensam neles e no poder.
    Bjs.

    ResponderExcluir