terça-feira, 13 de abril de 2010

UM DEDO DE PROSA


SOBRE O NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA E A FALTA DE ÉTICA GOVERNAMENTAL

A partir de hoje, terça-feira 13, entra em vigor o novo código de ética médica, uma mudança que deve alterar toda a relação entre médico e paciente.
De acordo com o novo documento, o médico terá, inclusive, que pedir o consentimento dos pacientes sobre qualquer procedimento que realizar, a não ser em caso de risco iminente de morte, bem como prescrever medicamentos com LETRA LEGÍVEL. O documento também permite que o profissional se recuse a exercer a profissão em locais sem estrutura adequada, com exceção das situações de emergência.
Pois bem!... os profissionais da saúde detectaram alguns problemas com relação aos obstáculos encontrados pela população quando da sua ida a um HOSPITAL PÚBLICO e buscaram solucioná-los. Porém, o mais grave deles os médicos não poderão resolver: o problema CRÔNICO de saúde por que passa a SAÚDE PÚBLICA.
Cabe, agora, aos governos Federal, Estadual e Municipal investirem, verdadeiramente, nas melhorias dos hospitais, dando aos médicos condições dignas de trabalho e garantindo aos cidadãos (que pagam por meio dos seus impostos o DIREITO À SAÚDE, direito este garantido pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL) um acompanhamento médico no mínimo RAZOÁVEL.
Dinheiro para isso todos nós sabemos que não falta. O que está faltando mesmo é VONTADE POLÍTICA e FALTA DE VERGONHA na cara dos nossos governantes, que governam em causa própria e apropriam-se da verba pública como se ela lhes pertencesse.

(Leia mais sobre o Novo Código de Ética Médica em http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp)

Um comentário:

  1. Oi Jóesio!
    Como eu ando com sindrome de São Tomé,só acredito mesmo vendo.
    bjs.

    ResponderExcluir