quarta-feira, 28 de abril de 2010

UM DEDO DE PROSA

JUSTIÇA PARA TODOS?

Enquanto a justiça discute se dá ou não aos casais de homossexuais o direito à adoção de filhos, alguns “monstros” se valem da prerrogativa de serem “togados” e furam a fila de espera dos candidatos que almejam a oportunidade de serem pais (ou mães) por meio da adoção.
Pouco importa se o casal é constituído de HOMEM/MULHER, HOMEM/HOMEM ou MULHER/MULHER. O que deve ser questionado é se os candidatos a adoção têm condições financeiras e psicológicas para manter e educar um filho, pois o que está em jogo é o bem-estar e a integridade física e moral da criança, e não a satisfação pessoal de quem a adota.
Recentemente a imprensa divulgou que, no Rio de Janeiro, uma procuradora de justiça aposentada torturara sua filha adotiva de apenas dois anos. Segundo foi noticiado, com frequência a criança era agredida física e verbalmente pela “mãe” que a adotara. E isso ela fazia primeiramente por – quem sabe? - ser uma “desequilibrada mental mal-amada”, e depois por saber que o seu STATUS social (Procuradora de Justiça) lhe dá foro privilegiado, o que impede os “simples mortais” de levarem-na a júri. Ainda segundo a imprensa, o delegado responsável pelo caso disse que a procuradora “poderá” responder pelo crime de tortura. Fosse um de nós, certamente RESPONDERÍAMOS por esse crime e SERÍAMOS condenados já em primeira instância.
É assim que caminha a humanidade: nós, “simples mortais”, a mercê dos mandos e desmandos dos “deuses togados” cujos filhotes (advogados), amparados pelas brechas encontradas nas Leis (brechas estas deixadas, de propósito, por quem cria as Leis) os defendem com “unhas e dentes”, buscando, talvez, um lugarzinho no “altar” dos deuses magistrados.
Que se faça justiça, mas não somente aos que usam camiseta, calça jeans e chinelo de dedo!...

Um comentário:

  1. "Quando alguém vos mostrar os grandes e poderosos da terra e vos disser: 'Aí estão os teus amos', não lhe deis ouvidos. Se forem justos, serão vossos servidores; se injustos, vossos tiranos." (Félicité Robert de Lamennais)

    Bjs querido.

    ResponderExcluir