terça-feira, 20 de abril de 2010

UM DEDO DE PROSA - ESPECIAL BRASÍLIA 50 ANOS

PALAVRAS DE UM BRASILIENSE ADOTIVO

Os últimos acontecimentos políticos ocorridos na “Capital da Esperança” serviram apenas para macular um pouco mais a imagem de Brasília. Mas quem a conhece, sabe que a nossa cidade foi, é e sempre será o centro das atenções, por isso, desde a sua inauguração (há 50 anos) ela frequentemente está na mídia, seja pelo seu límpido Céu azul, seja pelas tenebrosas e obscuras nuvens de corrupção que sob ele assombra-nos a todos.
Brasília tanto é a cidade dos casos “Ana Lídia”, “Mário Eugênio” e “Índio Pataxó” quanto das “Diretas já!”, dos “Caras-Pintadas” e do “Impeachment”. Brasília não só é a sede dos ”Podres Poderes”, mas também o celeiro das Artes, da Cultura e, também, do Esporte (por que não?) que lançou ao mundo Joaquim Cruz, Nelson Piquet, Carmem de Oliveira, César Castro e muitos outros desportistas que nos encheram e/ou nos enchem de orgulho.
Ao contrário do que pensam muitos turistas que vêm de outros estados (ou até mesmo de outros países), em Brasília há muito mais cidadãos honestos que policiais corruptos, empresários sonegadores e políticos ladrões.
Em Brasília faltam estruturas física, material e pessoal na Saúde, na Segurança e na Educação, mas sobram boa-vontade, criatividade e dignidade aos que nessas áreas trabalham.
Hoje, às vésperas do seu quinquagésimo aniversário, muito temos a agradecer e a nos orgulhar de Brasília. Esqueçamos o que de ruim ela tem (a política), pois nada nem ninguém é perfeito, e façamos questão de nos lembrar apenas da sua beleza natural e da sua gente brilhante, cujos nomes figuram na Arte, na Cultura, no Esporte, na Educação, na Saúde, no anonimato...
Parabéns, Brasília!...
Parabéns, brasilienses!...

3 comentários:

  1. Engraçado,
    pensei que isso nunca ia acontecer, mas de vez em quando sinto falta de Brasília.
    Bjs querido.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo, pela maneira carinhosa de retratá-la.
    Apesar de tudo, ela guarda em si, vidas, e vidas preciosas, verdadeiras, que a honram como símbolo da Esperança.
    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Quero acrescentar também que se quiser, pode me relacionar como um blogueiro amigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir