terça-feira, 20 de outubro de 2009

UM DEDO DE PROSA


RIO 2016: O QUE NOS AGUARDA?

Poucos dias após a confirmação do nome do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, o mundo fica estarrecido com imagens típicas de “filmes de guerra”: um helicóptero da Polícia Militar é abatido em pleno voo por traficantes. Segundo os noticiários, tudo começou quando um grupo de traficantes resolveu invadir o Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio, a fim de tomar os pontos de venda de drogas. Daí deu-se início a mais uma “guerra do tráfico”, cujo saldo negativo foi de 17 mortos, dentre os quais 02 PMs (tripulantes do helicóptero) e 03 jovens trabalhadores que voltavam de uma festa e foram abordados pelos bandidos.
Será esse o cenário encontrado pelos turistas que aqui chegarem em 2016 para assistirem às Olimpíadas? Serão essas as nossas boas-vindas às delegações estrangeiras?
Desde o início fui contra a candidatura do Brasil às Olimpíadas, pois acredito que se não temos condições de oferecer segurança a nós mesmos, mais difícil ainda será garantir a integridade física dos que aqui chegarem para competirem ou para assistirem às competições. Espero que não seja necessário um “acordo de trégua” com os traficantes durante as competições, o que seria vergonhoso para nós!...
Muito dinheiro será investido em obras superfaturadas (e muito mais será desviado, pois, infelizmente, essa prática já se tornou “cultura” em nosso país) até as Olimpíadas de 2016, cujas instalações devem ser suntuosas, pois “não devemos dar margem” às críticas dos gringos. Em consequência disso, o país voltará a ficar nas mãos do FMI.
Acredito que “fazer das tripas coração” para sediar um evento tão caro e tão aquém das nossas condições financeiras e sociais seria dar um passo atrás no que diz respeito à nossa qualidade de vida. Se toda essa verba, que será destinada às obras pró-olimpíadas, fosse aplicada em melhorias na saúde, na educação e na segurança dos brasileiros, teríamos melhores condições de lançar ao mundo atletas e, principalmente, cidadãos capazes de conquistas gloriosas que vão muito mais além do esporte olímpico.
Oxalá eu esteja enganado!...

2 comentários:

  1. Oi amigo!
    Hoje tô tão jururu que passei só pra te deixar um beijo.
    Não fica triste comigo não viu?!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi... Eu sou Aline Simone, autora da poesia "Os esquecidos", fico feliz por terem pessoas que reconhecem e admiram o trabalho e esforço dos amantes da literatura, fiz a mesma quando ainda cursando o ensino médio, já faz alguns anos que não escrevo mais, mas nunca é tarde para recomeçar... Pois o amor pela literatura não morrerá, crescerá ainda mais, é fascinante o universo dos livros... Nunca perderá o seu brilho... Obrigada por ter postado no seu blog...Parabéns pelo trabalho, suas poesias são encantadoras, afinal você é um profissional que merece o titulo de "Poeta"...

    ResponderExcluir