terça-feira, 21 de julho de 2009

UM DEDO DE PROSA


ANARQUIA “MADE IN ENGLAD”

Eu havia decidido a não mais escrever aqui o que não estivesse relacionado à literatura, mas as circnstâncias me levaram a quebrar a minha promessa.
Não bastassem os milhares de toneladas de lixo produzidos diariamente em nosso país e os “lixos humanos’ que aqui volta e meia são exilados, cerca de 80 contêineres contendo mais de 1.400 (mil quatrocentas) toneladas de lixo vindos da Inglaterra foram encontrados no Brasil.
De acordo com a Rede BBC de Londres, “a Agência Britânica de Meio Ambiente informou que os governos dos dois países estão negociando a repatriação do lixo, mas alertou que a liberação da carga pode demorar algumas semanas devido a entraves burocráticos. O órgão abriu investigação sobre a procedência do lixo, que teria sido exportado ilegalmente por duas empresas britânicas e, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), são elas a Worldwide Biorecyclabes e a UK Multiplas Recycling, ambas do brasileiro Julio Cesar Rando da Costa, que mora em Swindon, Inglaterra”.
“Os governos dos dois países estão negociando a repatriação do lixo”?... E há a necessidade de se estudar a “repatriação” de algo que não foi solicitado por nós tampouco fomos comunicados sobre a sua “exportação” para cá? É, parece até brincadeira!...
Até quando os governantes continuarão abaixando a cabeça para o desrespeito desses países intitulados “países de 1º mundo” para como nosso país? Até quando estaremos sujeitos aos mandos e desmandos das cortes Estadunidense e Britânica e ao que rege a "Cartilha" da União Europeia?
Se tivéssemos uma política mais rigorosa no que diz respeito ao que passa pelos portos, aeroportos e alfândegas; se não temêssemos tanto os conflitos diplomáticos; se fôssemos mais exigentes com relação à documentação do que ou de quem chega ao nosso país; se não aceitássemos o rótulo de “país tupiniquim”, se soubéssemos bem-usufruir do nosso patrimônio natural e de tudo que ele nos oferece, talvez fôssemos mais respeitados pelas “grandes potências” mundiais e pelo restante do mundo; talvez fôssemos hoje a maior potência econômica e política do Planeta.
Mas enquanto isso não acontece, continuemos acreditando que o homem foi à Lua e que a “Coroa Inglesa” é um exemplo de Monarquia acima de qualquer suspeita, sem nos esquecermos, porém, de lutar contra o regime Anárquico que há anos querem nos impor.

Um comentário:

  1. Olá Joésio!
    Ando tão desiludida com o nosso país que nada mais me causa espanto.
    Fui militante política a minha vida toda, acreditei tanto em uma mudança e quando pensei que tudo iria tomar um rumo diferente, olha o que aconteceu.
    Muito legal seu texto sobre o Raul.
    Bjs.

    ResponderExcluir