terça-feira, 21 de abril de 2009

CRÔNICA DA SEMANA


HIPOCRISIA
(Bhip, www.cronicazul.blogspot.com)

Hoje, decidi escrever acerca da hipocrisia de certas pessoas, centrando a crônica para aqueles que, sabendo o que fizeram, trocaram o velho pelo novo.
Não é minha intenção ferir ou criticar ninguém, simplesmente decidi englobar este tema que parece ser “moda” na sociedade atual.
No nosso dia-a-dia damos de cara com todo o tipo de pessoas que não conhecemos. Não sabemos se a pessoa à nossa frente é um assassino ou se é simplesmente uma pessoa simples e com boas intenções. Essa distinção não é, por vezes, possível devido à hipocrisia dessas pessoas.
A questão com que me deparo é simples e lógica “Qual o motivo?”. Se alguém me for capaz de responder a esta questão tem toda a minha consideração. Considero que seja esta uma das perguntas a estudar na filosofia nos dias de hoje, o motivo da hipocrisia.
Pode ser que ainda não tenham notado, mas está cada vez mais presente e, não sabemos se já o fomos sem dar por isso. Aqueles que nos rodeiam são os únicos que nos podem responder a essa pergunta. Por vezes, estamos demasiados “tapados” para ver o que se passa conosco, antes de criticarmos o próximo. E que tal olhar para dentro de si? E que tal se eu olhasse para dentro de mim? E que tal se tu olhasses para dentro de ti?
Sei que para muitos, estes textos têm pouco ou nenhum valor, mas também sei que há pessoas que levam os meus delitos a sério. É para esses que dedico estas crônicas.
Seguidamente ao aparte que tinha de enquadrar nesta crônica, volto ao assunto principal.
Na minha vida apercebo-me de pequenas estratégias, que são feitas numa simples turma de uma vasta escola recheada de alunos, que servem para separar grupos de amigos, para os unir com os outros ou simplesmente para ser enquadrado nesse grupo. Há pessoas capazes de tudo para se sentirem integradas. Quanto a mim, acho que não vale a pena o sacrifício e a mudança para que a integração seja feita. É claro que há sacrifícios a serem feitos, mas para se conseguir realmente ser feliz num grupo de amigos, temos de ser nós próprios. Segue o meu conselho: sê tu mesmo … não te sacrifiques por aquilo que não vale a pena e não faças aquilo que um dia mais tarde te podes arrepender.
Joga sempre com uma carta a menos, isto é, não deites tudo a perder por algo simples. Vive a tua vida calmamente.
Eu próprio consigo ser feliz, apesar de ser um adolescente revoltado, e consigo estar integrado, mantendo-me ao mesmo tempo na sombra para poder observar todos os comportamentos suspeitos. São estes que me permitem conhecer com quem lido.
Será que conheces todos aqueles com quem falas no teu dia-a-dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário