segunda-feira, 13 de outubro de 2008

UM DEDO DE PROSA


AOS MESTRES, COM CARINHO

Na semana em que se comemora o DIA DO PROFESSOR, muitos são os que estão saindo de sala de aula em busca de uma "tranqüilidade financeira" ou até mesmo de uma profissão mais segura.
Em Brasília (e no Brasil afora), o que mais se lê em jornais (ou se vê nos telejornais) são notícias de agressões físicas a professores, agressões estas realizadas por alunos, contra os quais nada se pode fazer, pois são "crianças" na faixa etária de 13 a 17 anos. Um absurdo!...
Recentemente, nas escola em que trabalho, um aluno agrediu a professora de Educação Física simplesmente porque ela o levou à direção, e esta chamou sua mãe.
Creio eu que a professora equivocou-se ao levá-lo à direção, pois o "coitadinho" nada fizera além de entrar no banheiro das meninas e tentar agarrar uma das alunas.
Após agredir a professora, o "pobre e injustiçado" aluno foi transferido para outro estabelecimento de ensino. Antes, porém, fez ameaças de morte à professora... E que Deus tenha piedade dos colegas professores que o receberão!
Como se não bastassem os freqüentes registros de agressões a professores (o que muito tem motivado esses profissionais a tentarem outros concursos públicos), o Secretário de Educação foi à imprensa e disse em alto e bom tom que está muito preocupado com a Educação, pois "os professores não têm colaborado" e a maioria deles "vive de atestado médico".
Se tivéssemos feito como bem disse Pitágoras (Eduquemos as crianças para que mais tarde não sejamos obrigados a castigar os adultos), talvez tivéssemos pessoas de melhor caráter governando nosso país.
E assim caminha a humanidade: sem conhecer os princípios básicos da Educação!... À parte esses lastimáveis problemas, desejo a todos aqueles que exercem, com amor à profissão, a ARTE DE ENSINAR e passam aos jovens esses princípios básicos, mesmo levando socos e ponta-pés, um felicíssimo DIA DO PROFESSOR.

Um comentário:

  1. Pois é amigo, penso muito no amanhã, nos meus netos, no Gabriel...Em nós, enfim!
    Bjos.

    ResponderExcluir