segunda-feira, 6 de outubro de 2008

RESENHA LITERÁRIA


VIDAS SECAS
(Graciliano Ramos)

O livro retrata a vida de pessoas que vivem no sertão brasileiro e o sacrifício delas para sobreviver. Tendo como tema a luta pela sobrevivência diante do flagelo da estiagem, o autor traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua familia.
Foi publicado em 1938 e aborda a problemática da seca e da opressão social no NordestedoBrasil. Ao contrário dos romances anteriores, é uma narrativa em terceira pessoa, com o discurso indireto livre predominante, com a finalidade de penetrar no mundo introspectivo dos personagens já que esses não têm o dominio da linguagem necessário para estabelecer a comunicação.
O romance tem um caráter fragmentário. São "quadros", episódios que acabam se interligando com uma certa autonomia. Como coloca o críticoAffonso Romano de Sant’Anna: "Estamos sem dúvida, diante de uma obra singular onde os personagens não passam de figurantes, onde a história é secundária e onde o próprio arranjo dos capítulos do livro obedece a um critério aleatório".
Os principais personagens são: Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais Velho, Menino mais Novo, a cachorra (Baleia) e o papagaio, que a família come para aliviar a fome.

(Fonte: Wikipedia)

Um comentário:

  1. Vidas secas é o tipo de livro que merece ser lido cautelosamente. Ao contrário do que se costuma dizer, Vidas secas não é um romance sobre a seca no Nordeste, mas, sim, sobre a condição humana. Graciliano Ramos é excelente! um beijo, Aline

    ResponderExcluir