terça-feira, 11 de outubro de 2011

UM DEDO DE PROSA

A HORA E A VEZ DAS CRIANÇAS E DOS PROFESSORES

Nesta semana, comemoramos duas datas muito importantes: amanhã, dia 12, comemora-se o DIA DAS CRIANÇAS; no sábado, dia 15, é comemorado o DIA DOS PROFESSORES.
A primeira, é oficialmente comemorada no dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. No Brasil, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, o então presidente Arthur Bernardes oficializou o dia 12 de outubro como sendo o Dia das Crianças com base no projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho, que teve a ideia de "criar" um dia específico para as crianças. Mas somente em 1960 - quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas - foi que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
Conta a história que a segunda data surgiu no 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), ocasião em que Dom Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial, criando aqui o Ensino Elementar. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de muita coisa importante no que diz respeito à melhoria na educação: descentralização do ensino, salário digno aos professores, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima se tivesse saído do papel (parece que essa história de decretos que não saem do papel vem de muito longe!). Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Tudo começou em São Paulo, em uma pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça, inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela célebre frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar por meio do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Esse Decreto definia a essência e a razão do feriado, pois para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino promoveriam solenidades, em que fosse enaltecida a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.
Mas, infelizmente, CRIANÇAS e PROFESSORES não são (e nunca foram!) prioridades aqui no Brasil. São lembrados apenas nos dias 12 e 15 de outubro. Elas, pelos comerciantes, que lucram com as vendas do DIA DAS CRIANÇAS; eles, pelo feriado escolar, único benefício recebido por ocasião do DIA DOS PROFESSORES.

Fonte: Wikipédia


Às crianças e aos professores do Brasil, meus sinceros votos de felicidade!

2 comentários:

  1. Obrigada, querido amigo!
    Continuo , firme e forte, sendo sua FÃ nº 01! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. Joesio,
    Porque nas Escolas Municipais não 'e considerado feriado e continuamos trabalhando sem nenhum reconhecimento, pelos órgãos municipais...?
    Professores de Escola Municipal de Piracicaba

    ResponderExcluir