sexta-feira, 22 de abril de 2011

MEUS VERSOS LÍRICOS

FAGULHAS DA PAIXÃO
(Joésio Menezes)

Pelos quatro cantos do mundo
Corri em busca do nada,
E nessa minha caminhada
Encontrei o amor profundo

Que fez de mim um moribundo
De alma vadia e penada.
E foi nessa longa jornada
Que recebi o fecundo

Dom da palavra escrita
Que, numa pequena pepita
Chamada de “meu coração”,

Acendeu a intensa chama
De um fogaréu que inflama
As fagulhas da minha paixão.


À BRASÍLIA CINQUENTENÁRIA
(Joésio Menezes)

Bate o sino da Catedral
Anunciando o aniversário
Da Capital Federal,
O eterno santuário
Das artes e da Cultura,
Das religiões e da arquitetura
De Oscar e correligionários.

E o som das badaladas
Do sino da Catedral
Ecoa pela Esplanada
Até o Eixo Monumental...
E sob o Céu azul
Das Asas Norte e Sul
Faz o vento um recital

À jovem cinquentona
Mais charmosa do Brasil
Que no calendário abona
O vinte e um de abril
Como data oficial
Do aniversário da Capital
Da nossa “Pátria-Mãe-Gentil”.

E enquanto badala o sino
No alto da Catedral,
Os poetas recitam o Hino
Da Capital Federal...
E para encerrar a festa,
A Esplanada se infesta
De pardais, num lindo coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário