quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

UM DEDO DE PROSA

ENFIM, DEZEMBRO!!!

Alguns dias atrás eu perguntei: E QUANDO DEZEMBRO CHEGAR?
Pois é!... dezembro chegou e ainda não encontrei respostas que amenizem as angústias que sufocam meu peito, que nada têm a ver com o DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS, comemorado hoje.
Naquela ocasião, eu disse que “não mais via o Natal e o Réveillon como outrora, época em que as pessoas abriam seus corações e entregavam-se de corpo e alma às fartas festas”. Mencionei ainda que, hoje, “as pessoas estão pouco se importando com quantas famílias desejam um simples prato com arroz e feijão na noite de Natal, ou com quantas crianças frustram-se pelo fato de o Papel Noel nunca visitar as suas casas”; que “muitos são os que jogam fora as sobras da ceia, e muitos mais são aqueles que as catam no lixo para levarem aos seus filhos, que nada têm para comer”.
Tentando levantar meu astral, Fátima Maria, uma grande amiga (que hoje aniversaria) e leitora assídua dos meus insossos escritos, disse-me que “é só a gente ser diferente, fazer diferente e tudo ganha sentido na vida da gente”. Pois bem, Fatinha!... tentei ser e fazer diferente, mas as minhas angústias “pré-dezembrinas” só aumentaram, principalmente depois de assistir às últimas imagens vindas da “Cidade Maravilhosa”, terra da qual os fora-da-lei se acham donos.
Talvez até seja possível SER e FAZER diferente para que tudo ganhe sentido na vida da gente, mas é IMPOSSÍVEL ficar indiferente às desigualdades sociais, à intolerância religiosa e racial, ao que mancha a imagem do nosso país lá fora e, principalmente, a tudo que possa desestruturar os nossos lares, as nossas famílias, os nossos corações...

3 comentários:

  1. Amigo Joésio, muito querido da fadinha Madá, do Duende Lilás e de todas as criaturas do Flor de Morango... E agora, também, queridinho da dona Bruxauva. A bruxa ficou vermelha depois de ler seu poema! Ela não quer admitir devido à sua bruxice, porém, é inegável que o amigo Joésio a conquistou. Devido a isso, decretamos no Flor de Morango, que seu poema irá para os destaques das próximas postagens, como se fosse um presente de Natal para nossos leitores. Claro, se o querido Joésio nos permitir esse mimo. E, por falar em festas de fim de ano, a querida Fatinha está certa!!! Tem até uma canção linda que diz assim: "não se iluda, nada muda, se você não mudar". Então, vamos abolir as datas e colocar sorrisos e abraços, não apenas naqueles feriados instituídos, mas, em todos os dias - Iupiiii!

    Beijos nossos do Flor de Morango, e da bruxinha em especial.

    ResponderExcluir
  2. Doce amiga Madá,
    Sinto-me lisonjeado por ter um texto meu como "destaque das próximas postagens" do Flor de Morango. Para mim é uma honra, mas você precisa pedir autorização à ranzinza BRUXAUVA, pois os versos não são mais meus, são dela. Se ela não fizer objeção, eu muito menos!...

    ResponderExcluir
  3. Bjs meu amigo e muito obrigada pelo carinho!
    Vc sempre faz diferença!
    Bjs.

    ResponderExcluir