quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

UM DEDO DE PROSA

AI, AI, AI, AI! ESTÁ CHEGANDO A HORA!...

Entramos na contagem regressiva para o término do ano letivo. Restam-nos apenas alguns poucos alunos que, solidários a nós, ficaram de recuperação. Dizem eles que não foram aprovados de imediato porque queriam ficar na escola fazendo-nos companhia até sairmos de férias.... “Me engana que eu gosto!”
O fato é que isso se repete todos anos, em todas as séries. O que difere de um ano para o outro é o número crescente de alunos em recuperação, o que verdadeiramente não dá para entender, pois o sistema educacional brasileiro facilita, e muito, a vida dos alunos, que cada vez mais perdem o interesse pelos estudos.
Porém, não devemos jogar toda a culpa no corpo discente. Os alunos são apenas parte da engrenagem educacional avariada e sem manutenção há muitos anos. Eles são reflexos do descaso dos governantes para com a Educação e, consequentemente, dos profissionais que as faculdades soltam no mercado com o aval dos órgãos responsáveis, os quais deixam muito a desejar no que diz respeito à fiscalização dessas instituições de ensino superior que, semestralmente, licenciam professores despreparados e, às vezes, sem compromisso.
Mas ainda resta-me a esperança de que um dia esse cenário mude, pois muitos são os que também querem isso.
Gosto muito do meu ofício e busco praticá-lo da melhor maneira possível, ensinado aos meus alunos não somente o conteúdo da minha disciplina, mas também tudo o que lhes possa ser útil enquanto cidadão, ainda que no auge da sua “aborrescência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário