quinta-feira, 20 de maio de 2010

MEUS VERSOS LÍRICOS



SACI-PERERÊ
(Joésio Menezes)

Ei, moleque,
Quem é você
?
Eu sou o Saci,
O Saci-Pererê!

Me diga, moleque,
De onde você surgiu
?
Das tribos indígenas
Do sul do Brasil.


Aqui cheguei
Depois de Cabral,
No século XVIII,
Período colonial.

E no nosso folclore
Eu sou conhecido
Por ser travesso
E bem divertido.

Assusto viajantes,
Que vêm e que vão,
Escondo objetos,
Sou brincalhão.

Invento brincadeiras,
Recrio aventuras
E numa perna só
Faço travessuras...

O gorro vermelho
E o cachimbo que pito
Fizeram-me lenda
E depois um mito.

E por que tem
Uma perna apenas
?
A outra perdi
No centro da arena.

Fui desafiado
E fiz a besteira
De entrar na roda
E lutar capoeira.

E foi nessa luta
Que a perna perdi,
Mas falta não me faz,
Pois sou o Saci.

7 comentários: