terça-feira, 29 de setembro de 2009

UM DEDO DE PROSA


AQUECIMENTO GLOBAL

Se hoje eu fosse escrever algo, escreveria a respeito do calor infernal por que passamos aqui em Brasília. Mas para isso, eu deveria entender ao menos um pouco de meteorologia para compreender melhor o que está acontecendo, pois enquanto aqui parece estarmos à beira de um vulcão, mais uma vez o Sul do país está submerso nas águas que caem impiedosamente do céu. Por lá, parece que um novo dilúvio está na iminência de acontecer, enquanto por aqui a sensação que temos é que o calor está superior às caldeiras do inferno.
Todos os dias são noticiadas na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
As causas apontadas pelos cientistas para justificar este fenômeno podem ser naturais ou provocadas pelo homem. Contudo, cada vez mais as pesquisas nesta área apontam o homem como o principal responsável.
Dizem ainda as pesquisas que tudo isso por que estamos passando é proveniente do “Aquecimento Global”, que está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, esses gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
Se a humanidade é tão nociva a si mesma, pois está destruindo seu próprio habitat, por que então ela não se conscientiza disso e para de fabricar carros, ou de derrubar árvores, ou de produzir meios que levem ao fim do planeta? Por que os homens não buscam viver em paz com a natureza e, consequentemente, consigo mesmos?
Perguntas cujas respostas gostaríamos de ter na ponta da língua; e enquanto elas não vêm, compremos um leque e tomemos muito líquido.

2 comentários:

  1. O calor aqui em Minsgerais tb não tá brincadeira não.
    Aquecimento global, fiz um trabalho imenso com minha filha sobre o tema. Tomei até um pouquinho de antipatia desse assunto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. É... não dá para fingir que o planeta não está aquecendo!
    Leques e sucos são bons começos, esfriam a cabeça e quem sabe assim podemos pensar melhor.
    Mas, o mais importante mesmo é aquecermos os sentimentos, deixarmos o amor pela TERRA fazer morada em nossos corações, nos indignarmos pelas atrocidades cotidianas e, acima de tudo, nos encantarmos com a beleza da natureza.
    Um abraço afetuoso,
    Êrika Cruvinel.

    ResponderExcluir