sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

UM DEDO DE PROSA



TENSÃO PRÉ-CARNAVAL (TPC)

            Às vésperas de mais um carnaval, acho-me meio cético para enclausurar-me num retiro espiritual e velho demais para assistir às “fortes imagens” de mulheres seminuas exibindo-se, sensualmente, na tela dos nossos televisores. Em consequência disso, a TPC (tensão pré-carnaval) deixa-me inquieto e, muitas vezes, mal humorado, pois durante os quatro dias de carnaval, culturalmente falando, nada de proveitoso a TV aberta tem a nos oferecer, e mais uma vez não viajarei a lugar nenhum, pois aonde quer que eu vá, deparar-me-ei com os festejos carnavalescos. Dessa forma, resta-me apenas ficar em casa.
            E o que mais me deixa intrigado (pra não dizer revoltado) é que o país inteiro para por conta dessa festa que, ao contrário do que muitos pensam, se originou na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 antes de Cristo. Era nesse período que os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Posteriormente, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, lá pelos idos de 590 depois de Cristo. Naquela época, o período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne", tradução do latim "carne vale", que originou o termo CARNAVAL. E quando me pego fazendo comparações entre o carnaval da antiguidade – que era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres - e o da atualidade, a única semelhança que vejo entre os dois períodos é a “busca incessante dos prazeres”, que hoje se restringem aos carnais.
            Voltando à minha TPC, inda não sei o que fazer durante os próximos quatro dias de carnaval: se alugo alguns bons filmes para assistir na companhia da minha esposa (que também não curte as festas carnavalescas) ou se visto o meu “pijama listrado” e debruço-me sobre um bom livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário