quinta-feira, 12 de agosto de 2010

UM DEDO DE PROSA

O VIL METAL

O homem moderno, bem mais que os seus antecedentes, deixa-se levar pela ambição e pelo apego ao dinheiro, associando o seu uso unicamente aos desmandos e aos prazeres da carne. Porém, não sabe ele que o mal maior é possuir o vil metal e não a falta dele.
Há séculos, Sêneca (filósofo romano nascido no ano 4 a.C ) escreveu que “a riqueza é a principal fonte de misérias dos homens”, principalmente daqueles que se deixam levar pelo deslumbramento, permitindo que essa mesma riqueza seja a dona e mandatária do seu caráter.
A ambição dos homens é tão grande e cega, que eles nem percebem o mal que estão fazendo à humanidade por causa da gana de juntar fortuna, a qual não será levada para o túmulo quando da sua morte. Pelo contrário, ela aqui ficará para causra mais discórdia, agora entre os herdeiros do falecido.
Por causa do dinheiro, o homem passa por cima dos seus princípios éticos e morais. E se necessário for, ele será capaz de vender, inclusive, a própria alma ao diabo a fim de ver sua conta bancária cada vez com mais cifrões.
É por causa dele (o dinheiro) que o mundo está como está: a um passo de um colapso diplomático, econômico e humanitário. É ele, também, o principal responsável pelo crescimento da miséria, pelas infindas diferenças sociais mundo afora e, principalmente, pela deflagração das guerras, pois é o homem que as financia visando engordar inda mais os seus cofres.
O dinheiro é necessário sim!... Mas quando em nossas vidas ele aparece em primeiro plano, o bom senso da humanidade desaparece e as coisas começam a descambar para a usura e, consequentemente, para a falta de respeito entre os homens.

3 comentários:

  1. A riqueza é a principal fonte de misérias dos homens - Sêneca

    O homem moderno, muito mais do que seus antecedentes deixa a sua alma de tal modo apegada ao dinheiro, que não se sabe se o mal maior é possuí-lo ou não tê-lo. Chega a um ponto em que a riqueza e que passa a ser a dona do usuário.


    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já é tempo de treinar o desapego.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  3. Olá Joésio querido,

    Sempre leio tua sabedoria com admniração. E o "vil metal"? Talvez possamos chamá-lo de amado metal se for utilizado de acordo com o tamanho do coração. Beijos.

    ResponderExcluir